terça-feira, 29 de novembro de 2011

Visita à biblioteca e à baixa


Na sexta-feira, 25 de Novembro, a turma AC23 foi a uma visita de estudo à baixa e à Biblioteca Municipal de Setúbal. Fomos de autocarro e para a avenida Luísa Todi. Quando lá chegámos vimos o monumento de homenagem à Luísa Todi. De seguida fomos à praça do Bocage onde vimos a igreja de S. Julião e a estátua do Bocage. Vimos a Câmara Municipal de Setúbal. Lanchámos na praça da Misericórdia. Passeámos pela baixa até à Biblioteca.
Quando chegámos à Biblioteca estavam duas guias à nossa espera que se chamavam Ana e Mónica. Elas levaram-nos para uma sala onde havia livros infantis. Um pouco mais à frente fomos à sala dos contos. Lá dentro explicaram-nos como funcionava a Biblioteca.
A Ana e a Mónica levaram-nos ainda à sala de leitura dos adultos, à sala dos audiovisuais e do Diário da República e à exposição dedicada a António Maria Eusébio, o cantador de Setúbal.
Terminámos a nossa visita a ler livros infantis.
Antes de apanharmos o autocarro de volta para a escola, fomos ver a Porta do Sol, os restos da muralha, a Porta da Cidade, o miradouro e a praça da Ribeira, onde antigamente se vendia o peixe.
Foi muito divertido.
Texto coletivo

domingo, 27 de novembro de 2011

Visita de estudo à Biblioteca Municipal e à baixa

Na sexta-feira, dia 25 de novembro, a nossa turma deslocou-se à Biblioteca Municipal de Setúbal para melhor conhecer a nossa cidade e as suas instituições. Aproveitámos a viagem e fomos também passear pelas ruas da baixa.
Esperamos que se divirtam a rever a nossa visita.
.

























terça-feira, 8 de novembro de 2011

Visita à lota e ao mercado de Setúbal

No dia 8 de novembro de 2011, a nossa turma foi visitar a lota e o mercado de Setúbal. O tempo era de chuva, mas nem assim os nossos intrépidos aventureiros se amedrontaram. Vamos lá a ver o que é que isto deu de constipações!...






Primeiro estivemos a ver os barcos que atracavam na doca. Tivémos muita sorte porque estava a chegar um barco de pesca (o Estrela do Cabo) e os pescadores foram muito simpáticos e deixaram-nos ver a descarga e a pesagem do peixe na lota.

 








Depois fomos observar as redes de pesca.



Depois, sim, fomos para dentro da lota, ver o que acontecia ao peixinho fresco que acabara de chegar. Vimos a pesagem, os pescadores a guardar o peixe em caixas com gelo, a máquina que fazia o gelo laminado para ser usado com o peixe e até entrámos dentro do frigorífico. Depois, acabámos a visita à lota sentados nos mesmos bancos onde se sentam os compradores do peixe.


















Lanchámos e seguimos imediatamente para o Mercado do Livramento, na avenida Luísa Todi. Dentro do mercado, os vendedores foram bastante amigos, deixando-nos tocar nos peixes e explicando-nos tudo. Vimos a espada do espadarte, o xarroco (que ainda estava vivo), as lulas, os chocos, o cação, os salmonetes (muito típicos na nossa zona), o peixe espada e, no final, até pudemos brincar com as enguias que se contorciam em cima do balcão.








  














Foi uma visita excelente na companhia da Leonor, a nossa guia do Museu do Trabalho.