Primeiro estivemos a ver os barcos que atracavam na doca. Tivémos muita sorte porque estava a chegar um barco de pesca (o Estrela do Cabo) e os pescadores foram muito simpáticos e deixaram-nos ver a descarga e a pesagem do peixe na lota.
Depois fomos observar as redes de pesca.
Depois, sim, fomos para dentro da lota, ver o que acontecia ao peixinho fresco que acabara de chegar. Vimos a pesagem, os pescadores a guardar o peixe em caixas com gelo, a máquina que fazia o gelo laminado para ser usado com o peixe e até entrámos dentro do frigorífico. Depois, acabámos a visita à lota sentados nos mesmos bancos onde se sentam os compradores do peixe.
Lanchámos e seguimos imediatamente para o Mercado do Livramento, na avenida Luísa Todi. Dentro do mercado, os vendedores foram bastante amigos, deixando-nos tocar nos peixes e explicando-nos tudo. Vimos a espada do espadarte, o xarroco (que ainda estava vivo), as lulas, os chocos, o cação, os salmonetes (muito típicos na nossa zona), o peixe espada e, no final, até pudemos brincar com as enguias que se contorciam em cima do balcão.
Foi uma visita excelente na companhia da Leonor, a nossa guia do Museu do Trabalho.
Que lindo passeio!
ResponderEliminarKika
Ainda bem que gostaste.
ResponderEliminar