sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A ZEBRA SALVA A SAVANA

Em África, numa savana, encontravam-se as mais diversas espécies de animais. Riscas era uma zebra mais curiosa e irrequieta de todos os animais da savana.
Certo dia saiu de casa para ao lago onde se podia refrescar, pois o calor do Verão não perdoava ninguém.
Ao chegar ao lago, Riscas reparou que já não havia uma gota de água, apenas conseguia ver um grande buraco com lama e peixes a morrer. Riscas, assustada, correu para casa para avisar da trágica notícia. O pânico tinha-se instalado, pois nenhum animal sabia como sobreviver sem a água no único lago da savana, a base da sua sobrevivência, em Verões quentes com esse.
Riscas tinha deixado de ser a tal irrequieta zebra, pois a tristeza de ver estar a perder os seus amigos era enorme. Mas, por mais tristeza, a curiosidade de querer saber o que tinha acontecido não tinha desaparecido.
         Riscas embarcou numa aventura apenas sua, correu a savana de ponta a ponta, e encontrou uma pequena barreira que impedia a água de chegar ao seu lago. Riscas destruiu a grande obra dos humanos para garantir a sobrevivência da sua família, onde obrigou os homens a prometer que a sua interferência com a Natureza tinha acabado ali, pois a água é imprescindível à sobrevivência de qualquer ser vivo.   
Vasile Granaci
pai do Mário Granaci

2 comentários: