sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O Lago encantado

No reino da fantasia existia um lago encantado, nele existiam todas as espécies de peixes e animais marinhos. O senhor cavalo-marinho era o “rei” do lago, por ser o mais velho e por toda a sua sabedoria. Este rei não foi escolhido ao acaso, foi sim eleito por todos os animais do lago.
A história do Cavalo-marinho é conhecida por todos. Certo dia, quando toda a família do Cavalo-marinho passeava pelas águas límpidas do lago, surgiram as redes dos pescadores e conseguiram capturar a Sra. Cavalo-marinho e as suas duas crias. Desde então a família ficou separada, e o Sr. Cavalo-marinho dedicou-se a ajudar quem estava ao seu redor. Ensina o que sabe aos animais do lago para que estes possam fugir das redes dos pescadores e tenta sempre proteger as crias dos outros animais, para que estes também não passem pela tristeza de perder as suas famílias.
O Sr. Cavalo-marinho dedica-se também a explicar aos outros animais a importância de manter o lago limpo. Todos os animais percebem que é para bem da sua sobrevivência e que apesar de o lago limpo atrair os pescadores, é muito importante que isto aconteça.
Por ser muito querido por todos os animais, estes decidiram nomeá-lo rei do lago. Fizeram isso, para que ele se sentisse amado por todos e para que de certa forma sentisse que apesar de não ter a sua família tem todos os outros animais a gostar dele.
No dia em que foi nomeado rei, o Sr. Cavalo-marinho ficou muito emocionado e agradeceu aos animais todo o carinho que estes tinham por ele, e explicou-lhes que sentia que todos eles eram a sua família, apesar de num cantinho do seu coração existir a esperança de um dia reencontrar a sua verdadeira família.
Nesse dia todos os animais ficaram impressionados com o discurso do cavalo-marinho, pois apesar da tristeza com que este vivia por ter perdido a família, conseguiu transmitir-lhes uma mensagem muito importante, não se deve perder a esperança e deve-se lutar para que consigamos evitar que as coisas menos boas aconteçam. O Sr. Cavalo-marinho consegue também transmitir aos outros animais a importância de manter o lago limpo, para a sobrevivência das mais diversas espécies marinhas e para a conservação de uma grande parte do nosso planeta, uma vez que grande parte deste é composto por água.

Carlos Godinho
pai da Beatriz Godinho

1 comentário: